"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, maio 07, 2017

BOAR HUNTED

A caça era um passatempo nobre e, assim como o torneio, considerado uma perseguição viril e de treinamento para a guerra. Os autores de cavalaria enfatizavam a importância da caça como exercício para o corpo. Em seu tratado sobre a caça intitulado O Mestre do Jogo , Edward de Norwich , duque de York no reinado de Henry IV e V, escreve  que a 'caça faz com que um homem evite os sete pecados mortais' e que ele passa a ser "melhor quando cavalga; mais justo, mais compreensivo, mais alerta e mais esforçado". A caça de veados e cervos, javalis, ursos, lebres, raposa, texugo e lontra, era feito a cavalo com cães e com o arco. A caça dos pássaros também poderia ser feita com arco porém usando flechas especialmente projetadas para esse fim, com cabeças contundentes ou em forma de lua crescente (que mataria a ave sem danificar a carne), mas a caça mais nobre desse jogo era com falcões.

INGREDIENTES

1,5 kg de bistecas de javali
50 ml de óleo
4 dentes de alho picados
500 ml de vinho tinto seco
3 g de gengibre fresco ralado
120 g de bacon picado
Sal e Pimenta-do-reino q.b.

Purê de maçã:
2 maçãs vermelhas grandes
30 g de mel
5 ml de suco de limão
5 g de canela em pó

PREPARAÇÃO 

Tempere a carne com metade do vinho, o alho, o gengibre, sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar por 12 horas, na geladeira.

Escorra as bistecas do liquido temperado. Em uma panela, aqueça o óleo junto com o bacon e frite bem a carne.

Acrescente a outra metade do vinho e cozinhe em fogo baixo por cerca de 3 horas, adicionando água quente aos poucos. Quando a carne estiver cozida, prove e, acerto o  sal e temperos. 

Purê de maça: descasque as maças, pique e coloque em uma panela. Acrescente o mel e o suco de limão. Adicione água até cobrir as maças e cozinhe em fogo baixo. Quando a maça estiver amolecida, retire do fogo e passe pelo espremedor. Junte a canela em pó e coloque o purê em banho-maria até aquecer bem. Este será servido como acompanhamento do javali.

Como sugestão, pode substituir o purê de maça por purê de cenoura ou mesmo abobora.

Nenhum comentário: