"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

domingo, agosto 06, 2017

GERMAN EGG BREWET

Boil together eggs poached in oil, boiled almond milk and sliced onions fried in oil; then grind ginger, cinnamon, cloves, grains of paradise and a little saffron infused in verjuice, and add these to the other ingredients without boiling too much.  It should be quite thick and not too yellow.
(Retirado do The Viandier of Taillevent)

INGREDIENTES

50 ml de azeite
1 dúzia de ovos
03 xícaras cheias de cebolas em fatias finas
480 ml de leite escaldado de amêndoa
3g de chá de gengibre moído
2g de chá de canela (*)
2g de chá de grãos do paraíso
Sal a gosto
Pitada de cravo em pó
Pitada de fios de açafrão, esmagada e infundida em 1 colher de sopa de verjus ou suco de limão

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte completamente uma forma de muffin (12 forminhas) com ½ xícara de azeite. Quebre cuidadosamente cada ovo nas forminhas da sua forma de muffin. Coloque os ovos no forno e asse por 15 minutos (mesmo que os ovos pareçam um pouco mole, remova a forma após quinze minutos - o calor residual na forma de muffin e os passos finais da receita os farão cozer).
Enquanto os ovos estão no forno, aqueça 1½ colheres de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Adicione as cebolas e misture bem para cobrir com o óleo. Frite-as até ficarem macias e ligeiramente castanhas, cerca de seis a oito minutos (tenha cuidado para que elas não fiquem queimadas, pois isso afetará a cor final do molho).
Misture bem as especiarias no leite de amêndoas e adicione esta mistura às cebolas. Mexa bem. Adicione o verjus com açafrão e mexa rapidamente para incorporá-lo ao molho.
Levar ao fogo baixo, e aqueça (mexendo sempre), até que o molho se torne grosso, cerca de três a cinco minutos.
Retire os ovos da forma (que já devem estar frios), com uma colher ou uma pequena espátula de borracha. Aqueça a panela e coloque cuidadosamente os ovos no molho de modo a cobri-los. Sirva colocando os ovos em um prato e cubrlndo-o com uma colher de molho.

(*)
CANELA, essa especiaria é vendida em qualquer supermercado, mas o que se vende comumente no Brasil é a CASSIA (Cinamomum Cassia Blume) também conhecida como CANELA-DA-CHINA e que tem algumas diferenças em relação à CANELA (Cinnamomum zeylanicum) ou CANELA-DA-ÍNDIA, CANELA-DO-CEILÃO, sendo essa conhecida também como CANELA VERDADEIRA.
A Canela-da-China tem uma casca mais dura e sólida de marrom quase escuro que é difícil de moer em casa, possui sabor mais picante, terroso e pungente enquanto a Canela-da-índia, ou a canela verdadeira, tem uma cor mais delicada, um laranja-dourado, a casca é formada por inúmeras camadas que a deixam mais frágil e fina, o aroma é mais adocicado, as vezes lembrando um leve toque de cravo ou aniz, e tem uma distinção única que lembra um delicado frutado.

Fonte:

Nenhum comentário: