"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

terça-feira, setembro 05, 2017

MOLHO JAUNCE

Os autores do livro The Medieval Kitchen: Recipes from France and Italy, Odile Redon, Françoise Sabban and Silvano Serventi, escrevem que as sementes de uva preservadas em sal também foram chamadas de verjus durante a Idade Média.

INGREDIENTES


225 g de amêndoas escaldadas
250 ml de verjus
250 ml de vinho branco encorpado
15 g de gengibre moído

PREPARAÇÃO

Triture muito bem as amêndoas. Acrescente a metade do verjus e incorpore ambos. A seguir adicione o restante verjus, o vinho e o gengibre e processe até estar bem misturado.

Transfira esta mistura para uma panela e aqueça suavemente (fogo baixo), mexendo constantemente com uma colher de pau, até que o molho engrosse, mas ainda cai facilmente da colher.


Retire do fogo e reserve até estar morno.

Passe o molho, aos pouco, por uma peneira tamis, peneira ou um passapurê. Deve ser encorpado o suficiente para manter a forma. O molho mantém-se bem, bem coberto, na geladeira por até 3 dias, e o flavor será suave. O molho pode ter a constituição separada – liquido e massa, então mexa bem antes de servir à temperatura ambiente.


Nenhum comentário: