"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

sexta-feira, fevereiro 23, 2018

CALIPHATE EGGPLANT RELISH

Na cozinha árabe do século 13, a fragrância de um prato era essencial e os cozinheiros da época empregavam uma variedade de especiarias aromáticas e ingredientes como rosebuds (botão-de-rosa) e açafrão para perfumar seus alimentos.

Neste prato a berinjela é mergulhada em iogurte e pulverizada generosamente com uma mistura de especiarias que incluem lavanda, noz-moscada, cravo e rosebuds.

INGREDIENTES

200 g de iogurte (natural – pastoso: tipo grego) 
1 berinjela grande - 500 gramas
Vinagre de maça ou suco de limão q.b.
15 g de sal
3 dentes de alho picado
30 g de óleo de gergelim torrado
20 g sementes de gergelim torradas
5 g cominho em pó
5 g coentro em pó

PREPARAÇÃO

Despeje o iogurte num passador de rede fina (ou uma peneira forrada com musseline) sobre uma tigela e reserve por uma hora para drenar.

Corte a berinjela em cubos pequenos. Coloque numa tigela / recipiente e cubra com água salgada (5 g de sal por litro) e misture (pode optar por branquea-la por 10 minutos em água quente com duas colheres de sopa de vinagre ou suco de limão e sal). Deixe-a descansar por cerca de 20 min. Ambos os processos servem para remover o sabor amargo das berinjelas.

Triture os dentes de alho.

Depois de drenar a água salgado dos cubos de berinjela, seque-os com uma toalha de papel (não precisa estar muito seco, apenas retire o excesso de água o máximo possível). Em uma panela ligeiramente grande, coloque óleo de gergelim em fogo médio por cerca de um minuto, tempo para aquecê-lo. Adicione alho picado e cubos de berinjela. Refogue-os, agora em fogo alto, mexendo constantemente com uma colher de pau.

Uma vez que essa mistura de alho-berinjela esteja cozida, adicione cominho, coentro, 1/2 colher de chá de sal e aproximadamente metade das sementes de gergelim. Continue cozinhando um pouco mais e sempre mexendo, até ter certeza de que todas as especiarias estejam bem misturadas com berinjelas.

Coloque a berinjela cozida em um recipiente. Sem limpar a panela usada, adicione cerca de metade do atraf-at-tib e iogurte drenado. Incorpore muito bem e reserve a panela sem lavar. Ao servir, polvilhe o resto de sementes de gergelim e atraf at-tib por cima.

Para servir coloque as fatias de pão torrado na panela e leve-a ao fogo médio (você pode pressionar as fatias de pão com a mão). Deixe pelo menos um dos lado da fatia absorver o óleo aromático de gergelim que restou na panela. Deixar esfriar por cerca de meia hora e sirva com colheradas deste relish de berinjela.


Nenhum comentário: