"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quinta-feira, março 15, 2018

ALMOND CAKES

No período clássico, grandes escritores gregos a tornaram como fonte de inspiração, pelo que se perpétua nas obras de Teofrasto e Dioscórides, onde apareceu com o nome de amygdalás, palavra grega depois traduzida para o latim, amygdalus, a qual viria a entrar como referência formal na Anatomia Humana, gerando a nomenclatura "amigdala”.

Os Sírios chamaram-lhe Ah-mygdalá com o significado de árvore formosa.

A sua cultura intensificou-se a tal ponto na Lídia (situa-se a parte asiática, a península da Anatólia - Turquia), que deu lugar à Mygdónia, a terra das amendoeiras (situa-se na Ásia Menor).

Quando, mais tarde, os árabes, na sua rápida expansão para Ocidente, atingiram esse território, apelidaram-na de Al-Mendála.

FONTE
AMENDOREIRA: sua historia e influencia cultural – Adriano Vasco Rodrigues

INGREDIENTES

140 gr xícara de manteiga
100 gr de açúcar (branco ou mascavo)
200 gr de groselhas, mirtilo ou passas
100 gr de amêndoas moídas ou lascadas
3 gr de cardamomo triturado
30 gr de manteiga - extra
3 gr de zester de limão
250 gr de farinha
1 ovo batido
Mel ou Açúcar de confeiteiro q.b. (opcional)

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 180C graus. Com a manteiga em pomada, misture em açúcar usando colher de madeira até ficar espumoso. Bata os ovo.

Misture as casca de limão (parte verde ou amarela dependendo do limão e evite a parte branca), cardamomo (triture as sementes), amêndoas (opte pela moida e as lascas para enfeite) e passas (se quiser pode hidrata-las em vinha branco, mas escorra bem o liquido) na farinha. Incorpore muito bem os ingredientes secos na manteiga açucarada. Refrigere a massa por pelo menos uma hora.

Unte uma forma - assadeira com a manteiga extra. Com os dedos bem enfarinhado, molde a massa em pequenas bolas com cerca de 3 cm de diâmetro e coloque-as espaçadas na bandeja (mais ou menos 5 cm). Enfeite, se assim desejar com lascas de amêndoas. Asse 7 a 10 minutos ou até dourar. Sirva depois de arrefecer polvilhando açúcar ou servindo com mel.

Nenhum comentário: