"Ser criativo nem sempre é inovar, às vezes significa olhar para trás e trazer o conhecido de forma inesperada." - Alex Atala
“Nothing is more interesting than that something that you eat.” - Gertrude Stein - Gastronomica-The Journal of Food and Culture
Mantemos um senso comum com relação a higiene medieval que generalizou-se como verdade, porém as pessoas na Idade Média se banhavam sempre que possível e tentavam se manter limpas.
Hoje como antigamente o cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância: lave bem as mãos antes de usar a cozinha; limpe os utensílios que irá usar, peças de equipamentos e local de trabalho; higienize corretamente dos vegetais - legumes, hortaliças e frutas. E NÃO lave as carnes.

quarta-feira, março 07, 2018

LIMÕES SALGADOS

Os árabes têm curado limões desde antes da Idade Média. O livro do século 13, Kitab al-Wusla ila-al-Habib fi Wasf at-Tayyibati wa-t-Tib (“O Livro dos Vínculos de Amizade ou uma descrição de bons pratos e perfumes ", às vezes chamado O livro da Conexão com o Amado"), descreve os limões salgados como laimu n ma lih
Esses limões são tão conhecidos que não precisam de receita.
No entanto, no eventualmente dá uma receita:
Pegue os limões, corte-os transversalmente e encha-os com sal esmagado. Em seguida, pressione-os em uma tigela e deixe por duas noites para suavizar. Em seguida, pressione-os muito fortemente em uma jarra de vidro, aperte o suco de limão para cobrir e despeje sobre eles e feche com óleo. Seu sabor se mantém bem.
INGREDIENTES

4 limões sicilianos 
Sal o q.b.
1 vidro apropriado para guardar a conserva na geladeira que feche muito bem, a conserva vai ser colocada de cabeça para baixo por alguns dias 

PREPARAÇÃO

Lave bem os limões, corte-os no sentido do comprimento em quatro partes, sem deixar que soltem na base. Coloque uma colher de sopa de sal no centro de cada limão, coloque-o no vidro. Faça o mesmo com todos os limões, em seguida polvilhe com o resto do sal e com o auxílio de uma colher de pau aperte os limões para soltarem uma parte do caldo. 

Tampe o vidro e guarde a conserva na geladeira. Após três dias vire o vidro de cabeça para baixo para ajudar os limões a marinarem por igual. Após uma semana os limões estão mais macios, abra a conserva e aperte os limões mais um pouco para soltarem mais o suco. 

No inicio do processo, se ao apertar os limões no vidro eles verterem pouco suco, tornando a conserva seca, pode acrescentar um pouco mais de suco de limão suplementar, (um ou dois) para molhar os limões sem derreter o sal. É crucial que o sal derreta aos poucos para amolecer a casca dos limões. 

Depois de quinze dias os limões já estão prontos para serem cortados em fatias, e servidos com um fio de azeite. Esse tipo de conserva é um acompanhamento gostoso para servir com carnes ou peixes e também com verduras.

Nenhum comentário: